FORMAÇÃO

Métodos Pedagógicos

Critérios e Metodologia de Avaliação dos Participantes
Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

Adoptamos uma metodologia teórico-prática que inclui os métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e activo no decorrer das várias fases da acção de formação. O primeiro método é aplicado pela exposição oral e audiovisual dos conteúdos programáticos, com o objectivo de envolver os participantes nos temas propostos pela acção. Os recursos para atingir tal objectivo são a visualização e discussão de materiais de apoio às sessões que posteriormente são disponibilizados aos formandos.

Ao longo da exposição dos temas previstos nos conteúdos programáticos, recorre-se ao método demonstrativo em que o Formador detendo o saber (e o saber fazer), transmiti-o e demonstra-o aos seus formadores, pedindo-lhes que repitam o modelo, recorrendo ao método interrogativo para validar e consolidar a compreensão dos participantes sobre a matéria apresentada.

Após a exposição da matéria, e colocando em prática o método activo, é realizada uma aplicação do tema a factos reais do contexto profissional, de forma a incentivar a discussão entre os participantes e entre estes e o formador sobre os temas expostos.

Mais, quando necessário, é reforçada a apreensão de conhecimentos, recorrendo à resolução de tarefas e exercícios práticos com suporte de um PC Portátil e de software Excel e que serão discutidas em sala, como estratégia para motivar os participantes a atingir todos os objectivos de aprendizagem. A aplicação efectiva dos métodos pedagógicos tem em consideração o briefing preliminar do Cliente, em que se identificam: as necessidades e objectivos ou expectativas da formação, a caracterização da actividade e negócio e o perfil profissional e funcional dos participantes.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Critérios e Metodologia de Avaliação dos Participantes

A avaliação formativa durante o curso será concretizada através dos exercícios práticos aplicados e do “feedback” permanente dos participantes de forma a reunir dados para um diagnóstico final de cada participante, em que se ponderam os parâmetros:

  • Participação/Motivação
  • Comportamento
  • Responsabilidade
  • Assiduidade/Pontualidade
  • Relações Interpessoais
  • Domínio dos Assuntos
  • Compreensão/Aprendizagem

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Avaliação de Diagnóstico

No âmbito da avaliação, poderão ser consideradas as seguintes dimensões de análise conforme paramentos supracitados:

Tem por objetivo a avaliação do nível de conhecimentos dos formandos em relação às temáticas do curso, de forma a permitir um melhor planeamento da formação e preparar cada plano de sessão com o aprofundamento dos conteúdos ajustado ao nível de conhecimentos e necessidades dos formandos. A operacionalizar pelo formador na primeira sessão de formação ou antes, através da realização de um teste incidindo sobre os conteúdos mais estruturantes.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Avaliação da aprendizagem

Consiste num processo de verificação do nível de aprendizagem do formando face aos objetivos pedagógicos previamente definidos. Assenta em duas modalidades:

  • I. Formativa: Verificação contínua das aprendizagens progressivas demonstradas pelo formando, seja assentes numa observação sistemática, seja evidenciada em respostas ou intervenções do formando, em exercícios de aprendizagem ou outras tarefas realizadas durante as sessões.
  • II. Sumativa: verificação sumativa das aprendizagens realizadas pelo formando, constituindo-se como uma síntese das informações recolhidas sobre o desenvolvimento das aprendizagens e competências do formando. Assenta, ainda, na realização de uma ficha de avaliação e que incide sobre os conteúdos programáticos abordados nas sessões de formação.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Avaliação Comportamental

Avaliação contínua, visa avaliar o formando, numa vertente comportamental, a realizar pelo formador ao longo das sessões de formação.

Avaliação de Reação

Visa recolher informação sobre o nível de satisfação dos formandos face à formação frequentada e ao desempenho do formador. A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Metodologia de Acompanhamento

O sistema de acompanhamento a prosseguir durante a ação de formação tem como objetivos verificar:

  • A conformidade na execução e o cumprimento progressivo dos objetivos pedagógicos
  • As alterações provocadas no nível de conhecimento e aprendizagem dos formandos
  • O cumprimento da planificação e estrutura programática do curso
  • A adequação das metodologias pedagógicas às necessidades e expectativas dos formandos
  • A adequação dos equipamentos e recursos pedagógicos às condições de execução da formação
  • O cumprimento do cronograma estabelecido e a assiduidade dos formandos
  • A adesão, reações e nível de satisfação das expectativas iniciais dos formandos em relação à atividade
    formativa

    MÉTODOS PEDAGÓGICOS

    Recursos Físicos, Audiovisuais e Pedagógicos

    Como recursos de suporte ao desenvolvimento do curso, a sala de formação estará mobilada com mesas e cadeiras adequadas à intervenção formativa, dispostas em U, e equipada com os seguintes recursos audiovisuais:

    • Quadro branco, marcadores e apagador
    • Computador portátil
    • Tela de Projecção e Projector

    Na execução da ação de formação, será disponibilizado a cada participante um “Dossier Digital NVD” que contém os seguintes elementos:

    • Manual do curso
    • Textos de apoio
    • Livros
    • Exercícios/Actividades
    • Apresentação Power-Point