FORMAÇÃO

Formação Técnica Especializada e Executiva

Metodologias IDesign NVD no Desenvolvimento de Projectos

Design Instrucional ADDIE

A metodologia adoptada pela NVD tem como referencial base o ciclo ADDIE, que suporta o processo, que operacionaliza o desenvolvimento de conteúdos para o Programa de Desenvolvimento Acelerado de Competências (PDAC). ADDIE é o modelo mais conhecido de Design Instrucional e comporta 5 fases como se vê no gráfico a direita.

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Na primeira fase do modelo ADDIE – Análise, procedemos à colecta de informações, interpretamos as necessidades da organização e preparamos o relatório de diagnóstico. Nesta fase são solicitados dados, realizadas entrevistas e questionários para saber quais competências devem ser trabalhadas no contexto da aprendizagem e atendendo às especificidades de cada cliente. Ainda nesta fase, são estudadas as características dos formandos-alvo, ou seja, as necessidades e as expectativas dos participantes do curso e experiência de aprendizagem. O resultado deste trabalho será o ponto de partida para a segunda fase do processo.

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A segunda fase do modelo ADDIE compreende o desenho do programa. Nesta fase todas as informações levantadas na análise são utilizadas para a definição dos objectivos do curso e para o planeamento de actividades voltadas para o alcance desses objectivos. Nesta fase será definido o âmbito e amplitude da produção para que o programa decorra correctamente.

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Os materiais necessários para a execução do planeamento delineado na fase anterior são criados na fase de desenvolvimento, incluindo materiais didácticos de suporte, ferramentas de avaliação, cronograma dos cursos e distribuição de cargas horárias pelas actividades propostas (aulas presenciais teórica e teórico-práticas, realização de projectos, actividades on-job, job assignments).

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A implementação é a execução do programa propriamente dita. No caso de treinamentos em sala de aula, trata-se da aplicação do treinamento. Frequentemente, a implementação não é feita pelo mesmo profissional que desenvolveu o treinamento, nesses casos, o responsável pela implementação, também chamado de “multiplicador” conta com a qualidade do material desenvolvido para atingir os objectivos do programa.

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A última fase do modelo ADDIE é a mais frequentemente negligenciada nas organizações. Durante a fase de avaliação, o designer instrucional compara os resultados planeados com os resultados obtidos e avalia o retorno em relação ao investimento que foi feito durante todo o programa.

Neste processo a NVD tem em atenção as condições, especificidades e características de aprendizagem dos colaboradores em contexto de trabalho. No desenvolvimento das metodologias, materiais e planeamento da formação os domínios de aprendizagem cognitivo (saber-saber) e psico-motor (saber-fazer) serão particularmente atendidos, respectivamente nos cuidados de clareza e objectividade dos conteúdos para uma compreensão simples e, por outro lado a aplicação prática em exercícios na sala de formação ou posto de trabalho. Mais, é dada uma particular importância à aplicação de instrumentos de avaliação preliminar e sucessiva para a monitorização da eficácia da formação e certificação das competências dos formandos.

A NVD assegura a implementação de projectos autónomos para a organização, em prol da facilitação dos métodos de coaching e mentoring – de formador para formandos e de colaborador para colaborador em conformidade ás práticas de work assignment e field trip.

Constitui também um factor de sucesso da formação desenhada pela NVD, as estratégias de motivação dos formandos para a aprendizagem, o que poderá ser materializado através da recomendação e avaliação dos perfis adequados de formador nos domínios formativos, a proposta de desenvolvimento de ferramentas interactivas de aprendizagem (em ambiente de e-learning) ou jogos pedagógicos e aplicação do perfil de entrada (pré-avaliação dos formandos) e o perfil saída (prova do aprendizado dos formandos).